segunda-feira, 16 de junho de 2008

Filme - O preço de uma verdade


O filme do diretor Billy Ray, cujo título original chama-se “Shattered Glass” levanta várias questões sobre a ética na imprensa. Baseado em fatos reais, o filme conta a história do jovem e promissor jornalista Stephen Glass.

Glass ficou famoso no mundo jornalístico pela precocidade com que conseguiu posições de destaque na imprensa norte-americana. Era colaborador das revistas Rolling Stones, George e Haper’s, além de ser jornalista contratado da conceituada revista “The New Republic”, a revista de bordo do “Air Force One” o avião Presidencial dos Estados Unidos.

Apesar da pouca idade, Glass se destacava pelo seu aparente profissionalismo e criatividade com que produzia seus textos, além da boa relação que mantinha com seus colegas de profissão. Freqüentemente elogiava o vestido, a maquiagem, os cabelos de suas colegas e, em pouco tempo cativou toda a equipe do “The New Republic”.

A casa começa a cair para Glass, quando ele resolve elaborar a reportagem “O Paraíso dos Hackers” que contava a história de um menino de 13 anos que invadiu o sistema de segurança de uma respeitada empresa de softwares e foi convidado a trabalhar nela.

Um repórter concorrente chateado com as cobranças de seu chefe por não cobrir o evento ilusório, decide investigar a história contada por Glass.

Aos poucos a farsa começa a ser desmontada e Glass se vê obrigado a forjar provas de maneira a passar a impressão de que não estava mentido para o seu editor.

A investigação do jornalista da revista concorrente, levantou muitas provas de que Glass estava mentindo o que motivou até contatos entre o editor dessa revista com o editor da “The New Republic”.

Desconfiado de Glass, seu próprio editor resolve investigar o caso e descobre não só que Stephen Glass mentiu na reportagem “O Paraíso dos Hackers” como das 41 histórias publicadas por Glass para Republic, 27 foram parcialmente ou totalmente inventadas.

O filme levanta questões sobre ética, responsabilidade e os riscos de uma profissão que expõe demais os seus profissionais.

As mentiras contadas por Glass foram, sem dúvida alguma, responsáveis tanto pela sua ascensão quanto para a sua ruína na profissão de Jornalista.

Nenhum comentário: